A cabine de segurança biológica (BSC) é um controle de engenharia destinado a proteger os trabalhadores de laboratório, o ambiente do laboratório e os materiais de trabalho da exposição a aerossóis e respingos infecciosos ou de risco biológico. Esses aerossóis e respingos podem ser gerados durante a manipulação de materiais contendo agentes infecciosos, como culturas primárias, estoques e amostras de diagnóstico.
Existem três tipos de cabines de segurança biológica, Classes I, II e III. As cabines de segurança biológica Classe II e Classe III fornecem proteção pessoal, ambiental e do produto. Já a cabine de segurança Classe I, que é a mais básica, oferece proteção apenas ao pessoal e ao meio ambiente. Quando usadas adequadamente, as cabines de segurança biológica demonstraram ser altamente eficazes na redução de infecções adquiridas em laboratório e contaminações cruzadas de culturas.
A cabine de segurança biológica deve ser certificada periodicamente quanto à sua eficiência. Vários testes de campo são realizados para verificar os fluxos de ar, integridade do filtro HEPA, contenção de ar contaminado do gabinete, etc.
Cabine de segurança biológica classe I
A cabine de segurança biológica Classe I é o primeiro gabinete de segurança biológica projetado e simples que fornece proteção pessoal e ambiental, mas não a produção de produtos (já que o ar ambiente não esterilizado é aspirado sobre a superfície de trabalho). As cabines Classe I são adequadas para trabalhar com material biológico do Grupo de Risco 1 (RG1), Grupo de Risco 2 (RG2) e Grupo de Risco 3 (RG3).
Sistema de funcionamento:
O ar ambiente é aspirado pela abertura frontal a uma velocidade mínima de 0,38 m/s. A abertura frontal também permite que os braços do operador alcancem a superfície de trabalho dentro do gabinete enquanto ele observa a superfície de trabalho através de uma janela de vidro. A janela também pode ser totalmente elevada para fornecer acesso à superfície de trabalho para limpeza ou outros fins.
O fluxo direcional de ar empurra as partículas de aerossol que podem ser geradas na superfície de trabalho para longe do funcionário do laboratório e é então descarregada do BSC através de um filtro HEPA.
O filtro HEPA retém 99,9% das partículas de ≥ 0,3 µm de diâmetro. Isso permite que o filtro HEPA retenha efetivamente todos os agentes infecciosos conhecidos e garanta que apenas o ar de exaustão livre de micróbios seja descarregado do gabinete e/ou recirculado na superfície de trabalho.
Cabine de Segurança Biológica Classe II
Uma Cabine de Segurança Biológica (BSC) Classe II é um gabinete ventilado, que fornece proteção ao pessoal, ao produto e ao meio ambiente. É comumente encontrada em laboratórios clínicos e de pesquisa que trabalham com agentes infecciosos nos Grupos de Risco 2, 3 e 4 (se forem usados trajes de pressão positiva) ou com cultura de tecidos.
Existem quatro tipos (A1, A2, B1 e B2) de BSCs Classe II. As principais diferenças entre os tipos são a proporção de ar expelido do BSC para o ar que é recirculado dentro do BSC e o tipo de sistema de exaustão presente.
Cerca de 90% de todos os gabinetes de biossegurança instalados são gabinetes do tipo A2. Há uma necessidade limitada de cabines de segurança biológica Classe II Tipo B. Além disso, as cabines de segurança biológica Classe II Tipo B requerem instalação e condições de operação muito específicas para funcionar corretamente.
Sistema de funcionamento:
O mecanismo de funcionamento do cabine de segurança biológica Classe II difere de acordo com seus tipos. Ele tem uma frente aberta com fluxo de ar interno para proteção pessoal, fluxo de ar laminar filtrado HEPA para baixo sobre a superfície de trabalho para proteção do produto e ar exausto filtrado HEPA para proteção ambiental. O ar ambiente e o ar recirculado são filtrados por HEPA antes de fluir para baixo sobre a área de trabalho. Os BSCs de classe II podem ser descarregados na zona de contenção ou diretamente na atmosfera externa por meio de uma conexão de duto rígido, dependendo dos tipos. A quantidade de ar que recircula ou escapa depende dos tipos.
Cabine de Segurança Biológica Classe III
A cabine de segurança biológica Classe III fornece o mais alto nível de proteção pessoal e é usado para agentes do Grupo de Risco 4. É adequado para trabalhar em laboratórios de Nível de Biossegurança 3 e 4.
Mecanismo de funcionamento
Este tipo de gabinete é totalmente fechado e testado sob pressão para garantir que nenhuma partícula possa vazar para o ambiente. O ar fornecido é filtrado por HEPA e o ar de exaustão é descarregado para a atmosfera através de dois filtros HEPA. O operador acessa a superfície de trabalho por meio de luvas de borracha resistentes que fazem parte do gabinete. Vários porta-luvas podem ser unidos para estender a superfície de trabalho. O fluxo de ar é mantido por um sistema de exaustão dedicado externo ao gabinete, que mantém o interior do gabinete sob pressão negativa.
A cabine de segurança biológica Classe III devem ter uma antecâmara anexada que seja esterilizável e equipada com exaustão com filtro HEPA.
Caso precise de uma cabine de biossegurança, equipamentos, móveis ou acessórios para laboratório, entre em contato conosco através dos canais abaixo:
https://instagram.com/hipperquimica
https://facebook.com/hipperquimica
Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail: vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.
Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do Youtube!
Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!