É denominado equipamento de proteção coletiva (EPC) o equipamento de uso no laboratório que, quando bem especificado para as finalidades a que se destina, permite executar operações em ótimas condições de salubridade para o operador e as demais pessoas no laboratório. Estes equipamentos permitem também eliminar ou reduzir o uso de alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As capelas são o melhor exemplo destes equipamentos. Temos diversos tipos de capelas de laboratório e explicamos melhor suas funções no post 11 tipos de capelas de exaustão.
Capela de Uso Geral
É um equipamento de proteção coletiva (EPC) imprescindíveis em todo laboratório onde se manuseiam produtos químicos ou produtos particulados. Devem obedecer a critérios de construção levando-se em conta o tipo de trabalho e a quantidade de operadores que irão usá-las.
Operação em Capelas de Laboratório
- Só operar com os sistemas de exaustão e iluminação ligados e em perfeito funcionamento;
- Remover vidrarias e frascos desnecessários ao trabalho;
- Manter a janela (guilhotina) com a menor abertura possível;
- Ao terminar o trabalho, deixar o exaustor funcionando de 10 a 15 minutos, depois, então, desocupar e limpar a capela, se necessário.
Em caso de pane no sistema de exaustão ou iluminação:
- Fechar a janela da capela;
- Comunicar a todos que usam a capela e colocar um aviso por escrito;
- Comunicar a manutenção e está deverá tomar cuidados com a possibilidade de haver gases tóxicos residuais.
Chuveiros de Emergência e Lava-olhos
Lava-olhos e chuveiro de emergência tambe´m são considerados equipamento de proteção coletiva (EPC) sforam desenvolvidos para laboratórios que usam produtos químicos perigosos. Lava-olhos e chuveiros de emergência são sistemas de emergência usados nos setores público e privado para proteger um funcionário de lesões em caso de contato com produtos químicos perigosos, compostos químicos ou incêndio. Chuveiros de emergência e lava-olhos fornecem descontaminação no local. Eles permitem que os trabalhadores eliminem os produtos químicos perigosos que podem causar ferimentos. As quatro maneiras básicas em que esses sistemas de segurança são usados incluem:
- Diluição – dilui os produtos químicos que estão na pele ou nos olhos a um nível não prejudicial;
- Aquecimento / resfriamento – aquecer ou resfriar o corpo ou os olhos devido a uma mudança na temperatura devido à exposição a produtos químicos;
- Irrigação – expulsar os produtos químicos dos olhos ou da pele;
- Extinção – apagando incêndios de roupas no corpo.
Sinalização de Segurança
Dependendo da pesquisa científica que está sendo conduzida, um laboratório pode ser preenchido com produtos químicos perigosos, substâncias radioativas, espécimes biológicos, instrumentos cortantes, vidros quebráveis e objetos inflamáveis. Portanto, aqueles que trabalham em laboratórios precisam estar bem cientes dos muitos perigos associados a esses itens. Para manter um local de trabalho seguro e evitar acidentes, símbolos e sinais de segurança de laboratório devem ser afixados em todo o local de trabalho.
Para saber mais, entre em contato conosco através de qualquer dos canais abaixo:
https://hipperquimica.com.br
https://instagram.com/hipperquimica
https://facebook.com/hipperquimica
Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!
Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail: vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.
Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do Youtube!