+55 (15) 3266-4300

vendas1@hipperquimica.com.br

Pesquisar
Close this search box.

Blog

O que é um filtro HEPA?

O que significa HEPA e de onde veio?

Filtro HEPA, que significa High Efficiency Particulate Air, é uma designação usada para descrever filtros que são capazes de capturar 99,97% das partículas que têm 0,3 mícron. Embora o padrão HEPA e o processo de certificação não tenham sido estabelecidos até 1983, o desenvolvimento de filtros HEPA remonta à Segunda Guerra Mundial, quando cientistas americanos com o Projeto Manhattan criaram o primeiro filtro HEPA para capturar partículas radioativas liberadas durante a criação da bomba atômica.

Por que 0,3 mícron?

Esse tamanho de mícron (0,3) é conhecido pelos cientistas como MPPS (most penetrating particle size), ou o tamanho de partícula mais penetrante. Os cientistas descobriram que partículas desse tamanho escapam mais dos filtros de ar do que partículas maiores ou menores. Veremos o porquê daqui a pouco.

De que são feitos os filtros HEPA e como funcionam?

A maioria dos filtros HEPA modernos consiste em fibras de vidro entrelaçadas que são torcidas e viradas em inúmeras direções para criar um labirinto fibroso. Conforme as partículas atravessam esta teia, elas são retiradas de circulação das seguintes maneiras:

Filtro HEPA

Impacto direto: grandes contaminantes, como certos tipos de poeira, mofo e pólen, viajam em um caminho reto, colidem com uma fibra e aderem a ela.

Peneiramento: o fluxo de ar carrega uma partícula entre duas fibras, mas a partícula é maior do que a lacuna, então fica enlaçada.

Interceptação: o fluxo de ar é ágil o suficiente para redirecionar em torno das fibras, mas, graças à inércia, as partículas continuam em seu caminho e grudam nas laterais das fibras.

Difusão: partículas pequenas e ultrafinas se movem de forma mais errática do que as maiores, então são mais propensas a atingir e grudar nas fibras.

E quando as partículas penetram em um filtro HEPA?

Existem outras tecnologias que funcionam em conjunto com os filtros HEPA para evitar muitos contaminantes superpequenos, como fumaça, vapores e outros produtos químicos. Filtros de carvão ativado, por exemplo, usam pequenos poros para capturar alguns produtos químicos, odores e fumaça que um filtro HEPA pode não capturar.

Eu sempre ouço o termo ‘HEPA Verdadeiro’. Existem diferentes formas de HEPA?

Existem alguns termos que os profissionais de marketing usam para descrever os filtros de ar. Embora True HEPA seja tecnicamente um termo de marketing, é usado por muitos para diferenciar entre os padrões HEPA americanos e europeus. Na Europa, um filtro só precisa capturar 85% das partículas com tamanho de 0,3 mícron – em comparação com o padrão de 99,97% dos EUA – para ser certificado pelo HEPA. O padrão americano é, portanto, frequentemente referido como “True HEPA”. “Tipo HEPA”, “Ultra HEPA” e outras variações do HEPA não são reconhecidas pelos órgãos de acreditação nos EUA ou na Europa.

E se um filtro se anunciar como capaz de capturar 99,9 por cento de partículas pequenas ou grandes – isso é bom, certo?

Não necessariamente. Um filtro que diz que pode sugar 99,9 por cento das partículas grandes pode ser ruim na captura de partículas ultrafinas. Da mesma forma, um filtro que apregoa sua capacidade de capturar as menores partículas não está dizendo o quão bem ele captura as partículas de 0,3 mícron, que sabemos serem as mais problemáticas.

Onde os filtros HEPA são usados?

Como no Projeto Manhattan, os filtros HEPA foram originalmente planejados para serem usados ​​em configurações de laboratório e de fábrica. Hoje, eles também abriram caminho em produtos de consumo, incluindo carros, aspiradores de pó e – você adivinhou – purificadores de ar.

Aqui na Hipperquímica nós usamos filtros HEPA em diversos equipamentos, para mais informações entre em contato conosco através dos canais abaixo:

https://hipperquimica.com.br

https://instagram.com/hipperquimica

https://facebook.com/hipperquimica

Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!

Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail:  vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.

Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do Youtube!

Sair da versão mobile