O deionizador de água Hipperquímica produz água deionizada, que é uma água purificada com um teor de íons baixo. Isso significa que ele produz água que não contém minerais como íons de sódio ou potássio na forma de sais.
O deionizador pode ser usado para inúmeras aplicações em indústrias como pesquisa biológica e processamento de alimentos. Isso porque produz água que é mais confiável para o uso com instrumentos sensíveis e compostos químicos.
Embora não haja muitas informações confiáveis sobre deionizador, você pode confiar para obter as respostas corretas para suas perguntas relacionadas ao equipamento aqui. Além disso, você aprenderá o que é água deionizada e suas aplicações residenciais e nas indústrias.
Embora alguns recomendem para beber, a água deionizada tem muitos outros usos cientificamente comprovados fora do consumo humano. É uma água de alta qualidade, mais pura que a água destilada e é usada principalmente para aplicações laboratoriais/industriais, mas também pode ser usada domesticamente.
A sua vantagem deve-se ao seu alto teor de pureza, é adequado quando a água normal e a água destilada podem afetar negativamente as funções mecânicas ou biológicas devido ao seu baixo nível de pureza.
Para que serve o deionizador de água e onde é usado?
O deionizador de água produz água deionizada, que por sua vez tem muitos usos industriais e residenciais que a tornam obrigatória para diversas áreas. A lista abaixo inclui os segmentos principais usos do deionizador de água.
Segmentos:
Laboratorial e químico:
Um dos principais usos do deionizador é a produção de água deionizada para reagentes em laboratórios. Ajuda a eliminar impurezas provenientes da torneira ou águas engarrafadas nos laboratórios para reações químicas em experimentos de laboratório.
A deionização remove íons e outras partículas indesejadas, o que reduz as reações químicas entre os sólidos dissolvidos. Isso torna a solução mais pura, com menos substâncias deixadas para trás.
Os técnicos de laboratório podem fabricar os produtos médicos certos com uma composição química adequada para água deionizada.
Considere um exemplo em que um químico deseja criar solução salina ou outra solução infundida no corpo. Nesse cenário, sua água deve primeiro ser deionizada antes de usá-la para fazer solução salina.
O uso direto da água da torneira que contém impurezas levará a efeitos adversos para a saúde do usuário final do que está sendo produzido.
Produzir água pura com um deionizador é frequentemente necessário em aplicações de química e laboratório. Resultados de teste precisos só podem ser obtidos quando a pureza da água usada nos experimentos é confiável. Água adequadamente pura também é necessária para limpeza de equipamentos de laboratório e esterilização.
Industrial:
Várias indústrias fazem uso generalizado de deionizadores de água para tratamento de água. Eles incluem processamento químico, petroquímico, farmacêutico, energia, indústrias de alimentos e bebidas, além de microeletrônicos. Por exemplo:
- Produtos de higiene: como xampu, condicionador ou hidratantes.
- Formulações precisas: Perfume, por exemplo.
- Limpeza: Como detergente para limpar superfícies, balcões, etc.
- Alguns dispositivos mediais.
Podendo ser usado também para tratara a água para manutenção dos maquinários:
As máquinas industriais estão sujeitas a uso pesado e devem ser limpas regularmente para evitar a acumulação de sujeira. A água comum, no entanto, pode fazer com que as peças corroam muito rapidamente, o que anularia a necessidade de limpá-la, pois o objetivo de fazer isso é evitar que propriedades como o sal se acumulem.
Tratamento de água:
A osmose reversa é um processo que usa água deionizada para filtrar o sal e outros íons da torneira ou das águas engarrafadas que você usa em sua casa. No entanto, o processo de osmose reversa, pode ser complementado com o deionizador ajudando a remover os sais dissolvidos e o oxigênio na água da sua casa.
Aquarismo:
Se você tem um aquário, usar o deionizador para produzir água deionizada para dar aos seus peixes um ambiente limpo e saudável pode ajudá-los a viver mais. Apenas lembre-se de que o nível de ph da água deve estar entre sete e oito, para não prejudicar nenhuma vida marinha em seu tanque.
A água da torneira regular não é ideal para a maioria dos aquários, pois as impurezas promovem o crescimento de algas.
Desmineralizar a água da torneira antes de adicioná-la ao seu aquário é uma ótima maneira de mantê-los saudáveis e felizes. Portanto, se você deseja eletrodomésticos limpos que garantam seu conforto, além de peixes saudáveis, considere adicionar o uso do deionizador à sua rotina diária para obter resultados mais limpos.
Automotivo:
Outro uso importante do deionizador, é para produzir água deionizada para a limpeza de peças de automóveis, como para-brisa, radiador e motor de automóveis.
A água tratada através de um deionizador é comumente usada em sistemas de refrigeração do motor, pois o baixo nível de conteúdo mineral significa que há um acúmulo mínimo de incrustações, prolongando assim a vida útil do sistema. Também é frequentemente usado para recarregar baterias de chumbo-ácido. Também usado para lavar e enxaguar a superfície antes do acabamento da pintura, para melhorar a adesão e melhorar o acabamento da superfície.
Segurança (extintores):
A água deionizada produzida por um deionizador também é usada um extintor de incêndio adequado. A água produzida com baixa condutividade elétrica o torna a escolha perfeita para apagar incêndios causados por gasolina e outros produtos químicos.
Além disso a baixa condutividade elétrica da água tratada pelo deionizador torna mais seguro o uso em aplicações de extinção de incêndio para equipamentos elétricos.
Saúde:
A água deionizada produzida pelo deionizador é usada para eliminar e reduzir a toxicidade de metais pesados do corpo. Os médicos podem recomendá-lo como parte de uma dieta especial ou limpeza para ajudar os pacientes a eliminar o excesso de concentração de metal em seus corpos.
* É seguro beber água deionizada?
As pessoas costumam perguntar – é seguro beber água deionizada? Embora a água deionizada não seja venenosa, há razões pelas quais você deve consumir apenas pequenas quantidades de água deionizada e nunca deve usar água deionizada como sua principal forma de água potável.
A água da torneira normalmente contém muitos minerais que são realmente bons para a nossa saúde. O processo de deionização remove a maioria destes, como Cálcio e Magnésio, que são minerais desejáveis em nossas dietas. E se você usar água deionizada para cozinhar, isso naturalmente resultará em perda de minerais nos alimentos cozidos, o que não é bom. Deve-se notar também que a água deionizada que começa como não potável não a tornará segura para beber.
Refrigeração:
A água da torneira direta da torneira normalmente contém níveis variados de contaminantes dissolvidos, incluindo minerais. Estes contribuem para a condutividade elétrica da água, o que a torna inadequada para muitas aplicações de resfriamento. Esses minerais dissolvidos também contribuirão para o acúmulo de incrustações, corrosão e erosão. Usar um deionizador para tratar a água antes desse uso é, portanto, preferível nessas aplicações, pois produz uma água com um nível muito mais baixo de condutividade elétrica e não resultará em acúmulo indesejado de incrustações.
O projeto dos sistemas de refrigeração requer consideração especial para minimizar ou evitar qualquer tempo de inatividade. Esses sistemas exigem um controle rígido e monitoramento contínuo da condutividade da água de resfriamento deionizada para garantir que as temperaturas necessárias sejam mantidas.
Com baixa condutividade, a água tratada por um deionizador também é um bom agente de resfriamento para equipamentos como lasers de alta potência. Ele pode impedir que esses dispositivos superaqueçam e é por isso que também é usado em outros dispositivos médicos para ajudar a manter um certo nível de temperatura.
Caldeiraria:
A água de alimentação da caldeira é a água que é bombeada para o tambor de vapor da caldeira, onde é transformada em vapor. Se esta água contiver minerais dissolvidos significativos, haverá um acúmulo de incrustações no tambor de vapor.
A qualidade da água de alimentação da caldeira é claramente importante, pois afeta o desempenho da caldeira, o acúmulo de incrustações e a corrosão. Usar um deionizador para tratar essa água de entrada é comum de ser usado, pois ajuda a minimizar esses problemas e prolonga a vida útil da caldeira.
Eletrodomésticos:
Se você quiser evitar que eletrodomésticos como sua máquina de café ou ferro a vapor fiquem entupidos pelo excesso de minerais, a água tratada pelo deionizador é ótima e os manterá funcionando bem.
Concluindo
Como você pode ver, a água deionizada pode ser usada por uma infinidade de razões. Se você for escolhe-la para qualquer aplicação, certifique-se de produzi-la de forma adequada com um equipamento de uma empresa respeitável.
O deionizador pode ser usado em microeletrônica e empresas farmacêuticas para dissolver medicamentos vendidos como medicamentos para o público em geral. Também é apontado como um dos principais ingredientes na fabricação de produtos de saúde e cosméticos.
Aqui estão outros usos do tratamento de água com o deionizador hoje:
- Preparação de misturas e soluções químicas em laboratório;
- Preparação de eletrólitos para baterias alcalinas e de base ácida;
- Diluição de produtos químicos anticongelantes concentrados;
- Enxágue final de placas de circuito impresso, lavando o equipamento de álcalis e ácidos após o processamento das operações tecnológicas na indústria eletrônica;
- Reabastecendo os lava-vidros dos carros;
- Completando o sistema de refrigeração. A água deionizada não criará depósitos de sal no sistema;
- Lavar os sistemas de refrigeração dos automóveis;
- Pode ser usado em perfumes;
- Pode ser usado como detergente;
- Reabastecer aparelhos domésticos de vapor e ferro pode ajudar a evitar depósitos de minerais;
Outros processos industriais requerem o uso de água pura.
Caso precise de algum desses equipamentos, móveis ou acessórios para laboratório, entre em contato conosco através dos canais abaixo:
https://instagram.com/hipperquimica
https://facebook.com/hipperquimica
Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail: vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.
Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do Youtube!
Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!