+55 (15) 3266-4300

vendas1@hipperquimica.com.br

Pesquisar
Close this search box.

Blog

O que é um Sistema de Osmose Reversa? E como funciona?

O sistema de osmose reversa remove contaminantes da água não filtrada, ou água de entrada, quando a pressão a força através de uma membrana semipermeável. A água flui do lado mais concentrado (mais contaminantes) da membrana RO para o lado menos concentrado (menos contaminantes) para fornecer água potável. A água doce produzida é chamada de permeado. A água concentrada que sobra é chamada de resíduo.

Uma membrana semipermeável tem pequenos poros que bloqueiam os contaminantes, mas permitem que as moléculas de água fluam. Na osmose, a água torna-se mais concentrada à medida que atravessa a membrana para obter equilíbrio em ambos os lados. A osmose reversa, entretanto, impede que os contaminantes entrem no lado menos concentrado da membrana. Por exemplo, quando a pressão é aplicada a um volume de água salgada durante a osmose reversa, o sal é deixado para trás e apenas água limpa flui.

Sistema de Osmose Reversa

Como funciona um sistema de osmose reversa?

Um sistema de osmose reversa remove sedimentos e cloro da água com um pré-filtro antes de forçar a água através de uma membrana semipermeável para remover os sólidos dissolvidos. Depois que a água sai da membrana de osmose reversa, ela passa por um pós-filtro para polir a água potável antes de entrar em uma torneira dedicada. Os sistemas de osmose reversam têm vários estágios, dependendo do número de pré-filtros e pós-filtros.

Estágios do sistema de Osmose Reversa?

A osmose reversa é o ponto focal de um sistema de osmose reversa, mas o sistema também inclui outros tipos de filtração. Os sistemas RO são compostos de 3, 4 ou 5 estágios de filtração.

Cada sistema de água de osmose reversa contém um filtro de sedimentos e um filtro de carbono, além da membrana de osmose reversa. Os filtros são chamados de pré-filtros ou pós-filtros, dependendo se a água passa por eles antes ou depois de passar pela membrana.

Cada tipo de sistema contém um ou mais dos seguintes filtros:

  • Filtro de sedimentos: reduz partículas como sujeira, poeira e ferrugem
  • Filtro de carbono: reduz os compostos orgânicos voláteis, cloro e outros contaminantes que dão à água um gosto ou odor desagradável
  • Membrana semipermeável: remove até 98% do total de sólidos dissolvidos (TDS)

Porque você precisa de um tanque de armazenamento para osmose reversa?

Um tanque de armazenamento contém água de osmose reversa para que você tenha o suficiente para usar quando precisar. Um sistema de osmose reversa filtra a água lentamente. Se você abrisse a torneira para pegar um copo d’água na taxa de produção real da membrana, teria que esperar pelo menos 5 minutos para que ela enchesse. Com um tanque de armazenamento, seu copo se enche instantaneamente.

O que um sistema de osmose reversa remove?

Um sistema de osmose reversa remove sólidos dissolvidos como arsênio e flúor através da membrana de osmose reversa. Um sistema RO também inclui filtração de sedimentos e carbono para um amplo espectro de redução. Os filtros de carbono em um sistema de osmose reversa removem cloro, gosto ruim e odores, e o filtro de sedimentos remove sujeira e detritos.

Um sistema de osmose reversa remove …

  • Fluoreto? sim.
  • Sal? sim.
  • Sedimento? sim.
  • Cloro? sim.
  • Arsênico? sim.
  • Compostos orgânicos voláteis? sim.
  • Herbicidas e pesticidas? sim.
  • Muitos outros contaminantes? sim. Os contaminantes listados são alguns dos mais populares tratados com um sistema de osmose reversa, mas o sistema também remove uma grande quantidade de outros contaminantes.
  • Bactérias e vírus? Não. Se sua água vem de uma estação de tratamento municipal, então ela já deve ser micro biologicamente segura. A osmose reversa pode remover algumas bactérias, mas as bactérias podem crescer na membrana e potencialmente entrar no seu abastecimento de água. Para remover organismos vivos e vírus, recomendamos a desinfecção UV.

Benefícios do sistema de osmose reversa

Um sistema de osmose reversa é um dos métodos mais abrangentes de filtração. Remove 98% dos sólidos dissolvidos, o que o torna mais saudável para beber. Um destilador de água é o único outro sistema de água potável que também reduz o TDS, mas é menos eficiente do que um sistema de osmose reversa.

  • Redução de contaminantes dissolvidos prejudiciais.
  • Sódio reduzido.
  • Redução sabor desagradável e odores.
  • Mais ecológico do que água engarrafada.
  • Fácil de instalar e manter.
  • Cabe embaixo da pia da cozinha.

A osmose reversa desperdiça água?

Um sistema de osmose reversa envia água com contaminantes rejeitados pelo ralo como águas residuais, ao contrário de outros filtros que prendem os contaminantes. Conforme a água flui pelo sistema, ela é dividida em dois fluxos. Um fluxo carrega a água filtrada para uma torneira dedicada, e o outro fluxo carrega os sais removidos, poluentes dissolvidos e minerais para o ralo.

A “água residual” transporta os contaminantes rejeitados de um sistema de osmose reversa para o dreno. 4 litros de água saem do dreno para cada litro de água produzido. Mas a água salgada pode ser usada para outro propósito, então não é exatamente desperdiçada.

Como reduzir o desperdício de água em um sistema de osmose reversa?

  • Escolha um sistema osmose reversa com válvula de corte automática. Uma válvula interrompe o fluxo de água para o dreno quando o tanque de armazenamento está cheio.
  • Use a água rejeitada para paisagismo ou lagos artificiais. A água de drenagem tem níveis mais altos de sólidos dissolvidos totais (TDS), mas é segura para usar em seu gramado ou jardim.

A osmose reversa é boa para o meio ambiente?

Quando a água que você usa é drenada de sua casa, os produtos químicos e outros contaminantes devem ser removidos antes de ser reciclada. As águas residuais são enviadas para uma estação de tratamento de água e diluídas para facilitar o tratamento ou para os leitos dos rios para a natureza filtrar ao longo do ciclo hidrológico.

Um sistema de osmose reversa torna o tratamento de resíduos mais eficiente. A água de osmose reversa drenada de sua casa já está livre de produtos químicos, uma vez que eles foram removidos no estágio de filtragem de carbono. A água salgada restante tem apenas uma concentração ligeiramente maior de inorgânicos dissolvidos. Os sistemas de osmose reversa aceleram o processo de reciclagem porque nenhum novo produto químico é introduzido no abastecimento de água depois que a água tratada é drenada de sua casa.

Osmose reversa vs. água engarrafada

A maior parte da água engarrafada é purificada por osmose reversa, mas produzir água engarrafada desperdiça mais água do que um sistema de osmose reversa. Pense em toda a água necessária para fazer uma garrafa de água. Quando a água engarrafada é purificada, a água residual é enviada para o ralo e a produção da garrafa usa água e petróleo. O petróleo é usado novamente para entregar a água engarrafada ao armazém. Depois disso, o caminhão pode ser lavado, usando ainda mais água. Um sistema de osmose reversa fornece água tão pura quanto a água engarrafada, que tem um sabor tão refrescante, sem um custo tão grande para o meio ambiente.

A osmose reversa também tem o benefício adicional de produzir perpetuamente água altamente purificada em sua casa. Não há necessidade de correr para o supermercado para estocar caixas caras e inúteis de água engarrafada. Um sistema de osmose reversa produz hidratação de qualidade da água engarrafada no conforto da sua cozinha. Você pode até encher garrafas de água de aço inoxidável com água tratada e armazená-las em sua geladeira, para que possa desfrutar de todas as conveniências da água engarrafada sem as garrafas de plástico descartáveis ​​de uso único e compras semanais.

A água de osmose reversa faz bem para você?

Um sistema de água de osmose reversa remove contaminantes dissolvidos que você não pode ver, mas que podem causar enjoos. Ele também remove minerais benéficos como cálcio e magnésio da água, mas isso não torna a água de osmose reversa ruim para você.

Nossos corpos são compostos por 70-80% de água que hidrata, lubrifica as articulações e auxilia no funcionamento dos órgãos. Você não precisa de minerais para fazer essas coisas. Você teria que beber uma quantidade excessiva de água para que seu corpo pudesse absorver o conteúdo mineral suficiente para fazer uma diferença significativa. A comida é a principal fonte de nutrientes essenciais, não a água. Se você quiser mais minerais, coma frutas e vegetais.

Algum conteúdo mineral é bom para beber, mas a recomendação é que a quantidade de TDS na água não exceda 500 partes por milhão. Uma grande parte do país tem níveis de TDS que excedem esse nível e podem se beneficiar de um sistema osmose reversa.

Quanto tempo duram os sistemas de osmose reversa?

Os sistemas de osmose reversa geralmente duram entre 10 e 15 anos. Embora os próprios sistemas tenham uma longa vida útil, a membrana de osmose reversa e os filtros precisam ser substituídos periodicamente. Os pré-filtros e pós-filtros devem ser trocados a cada 6 meses a 1 ano. Dependendo das condições da água, a membrana RO deve ser substituída a cada 2-4 anos.

Caso precise de um sistema de osmose reversa, equipamentos, móveis ou acessórios para laboratório, entre em contato conosco através dos canais abaixo:

https://hipperquimica.com.br

https://instagram.com/hipperquimica

https://facebook.com/hipperquimica

Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!

Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail:  vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.

Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do YouTube!

Sair da versão mobile