O forno mufla é um equipamento do tipo forno que pode atingir altas temperaturas. Geralmente funciona colocando uma bobina de aquecimento de alta temperatura em um material isolante. O material isolante atua efetivamente como uma mufla, evitando que o calor escape.
Como funciona um forno mufla?
Um forno mufla permite rápido aquecimento, recuperação e resfriamento em alta temperatura em gabinetes autônomos com baixo consumo de energia. Uma mufla separa o objeto a ser aquecido de todos os subprodutos da combustão da fonte de calor. Em fornos elétricos modernos, uma radiação ou energia de convecção aplica calor a uma câmara usando uma bobina de aquecimento de alta temperatura dentro do material isolado. O material isolante atua efetivamente como uma mufla, evitando que o calor escape.
Para que é usado o forno mufla?
Os fornos de mufla agora usam tecnologia e design para obter maior controle da uniformidade de temperatura e isolar os materiais aquecidos dos contaminantes da combustão. Isso torna os fornos mufla ideais para incineração de amostras, aplicações de tratamento térmico e pesquisa de materiais.
Os fabricantes industriais ou ambientes de laboratório geralmente usam mufla para aplicações de alta temperatura. Esses aplicativos incluem:
- Fusão de vidrarias
- Criação de revestimentos de esmalte
- Cerâmicas técnicas
- Soldagem e brasagem
Fornos mufla hoje
Hoje, o forno mufla, é geralmente uma caixa de abertura frontal usada para aplicações de alta temperatura, como fusão de vidro, criação de revestimentos de esmalte, cerâmica técnica ou soldagem e brasagem. Eles também são usados em muitas instalações de pesquisa para determinar que proporção de uma amostra é incombustível e não volátil (ou seja, cinzas). Avanços em materiais para elementos de aquecimento, como o dissilicida de molibdênio usado em fornos de alta temperatura, agora podem produzir temperaturas de trabalho de até 1.200 graus Celsius, o que facilita aplicações metalúrgicas mais sofisticadas como debinding, sinterização, e processos ponta a ponta em moldagem por injeção de metal.
O termo mufla também pode ser usado para descrever outro forno construído em muitos dos mesmos princípios que o forno tipo caixa mencionado acima, mas assume a forma de um tubo oco longo, largo e fino usado na fabricação de rolo a rolo processos.
Ambos os fornos mencionados acima são geralmente aquecidos às temperaturas desejadas por condução, convecção ou radiação de corpo negro de elementos de resistência elétrica. Portanto, (geralmente) não há combustão envolvida no controle de temperatura do sistema, o que permite muito mais controle da uniformidade da temperatura e garante o isolamento do material a ser aquecido dos subprodutos da combustão do combustível.
Para mais informações sobre o forno mufla ou outros equipamentos, móveis ou acessórios para laboratório, entre em contato conosco através dos canais abaixo:
https://instagram.com/hipperquimica
https://facebook.com/hipperquimica
Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!
Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail: vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.
Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do Youtube!