+55 (15) 3266-4300

vendas1@hipperquimica.com.br

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Blog

O que um medidor TDS (Total de Sólidos Dissolvidos) mede?

Medidor TDS

Um medidor TDS (do inglês, Total Dissolved Solids) é um dispositivo eletrônico portátil que mede os sólidos em diluição. Ele dará uma leitura em ppm ou partes por milhão de uma quantidade desconhecida de substância dissolvida em uma amostra. É usado na indústria, água potável, aquários e sistemas hidropônicos em qualquer aplicação onde a medição for necessária.

O que um medidor TDS mede?

Um medidor TDS mede o total de sólidos dissolvidos que é a quantidade total de íons, cátions ou ânions, incluindo minerais, sais e metais dissolvidos em um determinado volume de H2O, expresso em ppm, incluindo qualquer coisa presente em H2O diferente de molécula de água pura H20 e sólidos suspensos.

Como funciona um medidor TDS?

TDS ou Total Dissolved Solids fornece a soma dos sólidos dissolvidos em uma solução. Os sólidos incluem, por exemplo, sais, minerais e metais. Eles podem ser substâncias orgânicas ou inorgânicas. Algumas dessas partículas em solução carregam uma carga elétrica. O valor também é chamado de condutividade da água. Porque quanto mais esses sólidos ou íons estão na água, melhor conduz a eletricidade. O medidor TDS normalmente quantifica essa condutividade em microsiemens ou ppm.

PPM significa partes por milhão, o número de partículas sólidas por milhão de partículas de mistura de água.

Um medidor TDS fornece uma leitura medindo a condutividade dos íons dissolvidos em uma solução. Ele faz isso enviando uma pequena carga elétrica através da amostra e mede a condutividade elétrica que é chamada de siemens ou milisiemens ou microsiemens. Uma vez feita a leitura, uma fórmula é usada para convertê-la em uma estimativa do TDS. Essa leitura pode dar uma indicação da qualidade da água. Ele também pode estimar as concentrações de nutrientes em hidroponia, a saúde de aquários de peixes e dureza na água potável.

Geralmente é usado como um indicador no tratamento de água ou a presença de uma ampla gama de contaminantes químicos que são desconhecidos. Nos Laboratórios Profissionais, os sólidos em diluição são pesados, secos até a evaporação e pesados ​​novamente para uma medição exata. O medidor TDS digital pode fornecer uma leitura bastante precisa e confiável de até aproximadamente 0,01 ppm. O que é bom o suficiente para a maioria das aplicações.

Envolvendo o controle do processo de águas e líquidos usados ​​na Agricultura e Indústria. A vantagem de ter uma leitura de TDS mais baixa no tratamento de água é que geralmente significa que você tem menos corpos desconhecidos na água.

Na água da torneira, essas medições podem envolver minerais e sais como:

  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Sódio
  • Bicarbonato
  • Ferro zinco
Nível de TDS (ppm)Classificação
Menos de 300Excelente
300 até 600Bom
600 até 900Razoável
900 até 1.200Ruim
Mais de 1.200Inaceitável

O total de sólidos dissolvidos na água potável é considerado um contaminante secundário e não uma ameaça aos padrões de saúde. O medidor TDS não identificará nada no líquido, apenas indicará que está lá. Foram estabelecidos padrões de 500 ppm, o que é a mesma coisa na comunidade científica. Se você tiver problemas com sólidos dissolvidos ou água duvidosa de um poço particular, compre um medidor.

Sólidos dissolvidos são difíceis de filtrar, e para remover totalmente é necessária uma osmose reversa, que pode filtrar tamanhos até 1 mícron. A maioria dos filtros não consegue fazer isso.

Normalmente, altos totais de sólidos dissolvidos levam à estética, sabor e odores na água potável, mas podem indicar outros contaminantes. O medidor TDS portátil o torna perfeito para uso onde a qualidade da água é importante para manter as condições. Os dispositivos de 2 pinos de 6 polegadas são incluídos na solução e uma leitura é instantaneamente retratada em uma tela LCD operada por bateria. As aplicações do medidor TDS incluem:

Todas as aplicações de purificação de água:

  • Osmose Inversa.
  • Água Potável.
  • Condicionamento de água.
  • Torres de refrigeração.
  • Águas residuais.
  • Laboratórios.
  • Agricultura

Indústrias que usam usam medidor TDS

Em qualquer indústria onde especificações exatas são necessárias para produzir um produto ou são usadas na fabricação de um produto, instrumentos detalhados e técnicos para usar esses instrumentos para um processo controlado. A medição do Total de Sólidos Dissolvidos é importante em muitos processos que envolvem controles rigorosos onde as especificações são necessárias, como em:

Alimentos e bebidas – Sempre que há preparação de comida, a água entra na equação. Saber o que essa água contém é vital para atender aos diversos regulamentos e padrões de fornecimento de alimentos seguros.

Industrial – No tratamento de água em ambientes industriais, o acúmulo em grande escala, a corrosão ou mesmo o crescimento de bactérias dependendo da aplicação podem ter consequências terríveis. Para eliminar esses problemas, tratar sua água e saber o teor de água que você está usando é fundamental. Isso é feito por meio do monitoramento e controle constantes do processo de tratamento de água durante a produção.

Piscina e Spa – Uma vez que existem diferentes métodos para manter esses ambientes limpos, a medição de TDS, pH e ORP ajuda a determinar se seus métodos de saneamento estão funcionando corretamente e constantemente.

Limpeza de vidros e lavagem automotiva – garantindo que algo não apenas esteja limpo, mas pareça limpo. Os problemas de água dependem da localização e variam de acordo com a fonte de água e com a lavagem do carro, alguns dos contaminantes/preocupações mais comuns da água que afetam as operações de lavagem de carro incluem:

  • Dureza da água, que é composta principalmente por magnésio e cálcio, mas também pode incluir ferro e manganês
  • Total de sólidos dissolvidos (TDS)
  • Sílica
  • pH

Potássio, ferro, óleo e surfactantes também são geralmente encontrados em lavagens de carros. A dureza do cálcio e do magnésio é provavelmente a maior preocupação para a lavagem de carros

Indústria de Tratamento de Água – Condutividade ou TDS, o parâmetro de controle mais amplamente usado para outras aplicações, mede o controle de pH da força da solução cáustica ou ácida. A condutividade também monitora a conclusão do processo para identificar a variação do produto e controle de aditivos químicos.

A condutividade elétrica ambiental da indústria (CE) e o TDS são outras formas de avaliar a qualidade da água, uma vez que o aumento da presença de sólidos dissolvidos totais (TDS), às vezes expresso pelo CE, pode ser um indicador de poluentes.

O TDS pode ser afetado pelos efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto. Resultados mais elevados de TDS podem alterar o crescimento de organismos aquáticos e perturbar o equilíbrio da água.

Concentrações mais baixas de TDS podem limitar o crescimento dos organismos. A condutividade eletrica pode ter um impacto negativo na fotossíntese. Isso ocorre porque o aumento de sólidos na descarga das estações de tratamento de águas residuais pode tornar a água mais turva no fluxo receptor, o que diminui a taxa de fotossíntese.

Altos níveis de TDS que são Sais podem contribuir para a Acidez e altos níveis de Carbonatos em TDS podem contribuir para um aumento da alcalinidade, o que ajuda a proteger contra problemas de acidez no meio ambiente. Conhecer esses resultados de TDS pode fornecer melhores melhorias de controle sobre os parâmetros.

Adquira seu medidor TDS pela nossa loja do MercadoLivre:

Caso precise de um medidor TDS, equipamentos, móveis ou acessórios para laboratório, entre em contato conosco através dos canais abaixo:

https://hipperquimica.com.br

https://instagram.com/hipperquimica

https://facebook.com/hipperquimica

Desde 1990 no mercado, fazendo o justo e perfeito para nossos clientes! Será um prazer trabalhar em conjunto com você!

Ou entre em contato com a Hipperquímica através do e-mail:  vendas1@hipperquimica.com.br ou pelo telefone (15) 3266-4300.

Siga a Hipperquímica no Instagram e se inscreva canal do Youtube!